Muitas pessoas tem reclamado do atendimento do SAMU em Barra de São Francisco, principalmente no atendimento ás vitimas quando é acionado.
Porém o atendimento da equipe que atende em Barra de São Francisco é excelente, o que está complicado é o atendimento no192, a equipe de atendimento só pode sair após determinação do COPOM(192).
“Existe uma burocracia muito grande no atendimento, minha mãe necessitou da ambulância do SAMU e a demora no atendimento foi grande. Deveria ter um número para o cidadão ligar para os atendentes daqui, tem que ligar para outro número, para depois eles ligarem para prestar socorro e a demora pode terminar na morte do cidadão”, disse uma moradora do loteamento Carabina.
Orientamos às pessoas que se sentirem prejudicadas com a demora no atendimento, entrar em contato com a Procuradoria do Samu:
Ouvidoria
samu.ouvidoria@saude.es.gov.br
(27) 3198-0974
Lembramos que o Samu um serviço gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que funciona 24 horas, com prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado pela Central Estadual de Regulação de Urgência e Emergência.
O “Médico Regulador”, presente nessa Central, irá ouvir a solicitação e fará algumas perguntas para definir o “nível de urgência” do paciente, podendo prestar orientações ou solicitar o envio de Unidades Móveis, equipadas para prestar o primeiro atendimento no local da solicitação. Tais Unidades, conforme o tipo, são tripuladas por equipes capacitadas que reúne médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas.
Missão
Garantir atendimento de excelência nas situações de agravo agudo à saúde da população na área de abrangência do SAMU 192 ES.
Visão
Ser um centro de referência nacional na área de atuação de atendimento pré-hospitalar móvel com reconhecimento pela qualidade da assistência prestada com tempo resposta eficaz.
Valores
Ética, humanização, transparência, respeito mútuo, sustentabilidade, compromisso com o cidadão, trabalho em equipe e em rede.
QUANDO CHAMAR
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Intoxicação exógena e envenenamento;
- Queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
- Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidentes com produtos perigosos;
- Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
- Agressão por arma de fogo ou arma branca;
- Soterramento, Desabamento;
- Crises Convulsivas;
- Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
- Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
QUANDO NÃO CHAMAR
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Febre prolongada;
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Dores crônicas;
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Vômito e diarreia;
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Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
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Transporte de óbito;
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Dor de dente;
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Transferência sem regulação médica prévia;
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Trocas de sonda;
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Corte com pouco sangramento,
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Entorses;
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Cólicas renais;
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Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
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Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.
Importante: Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas.
DICAS PARA QUEM LIGAR PARA O SAMU 192
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Em caso de acidente verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa ás ferragens;
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Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
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Sinalize as vias com galhos de arvore e triângulo de sinalização;
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Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
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Não dê água aos acidentados.