A seleção francisquense avançou na competição após vencer as seleções de Água Doce do Norte e Nova Venécia. Esta última, após ser goleada por 6 x 0. encaminhou ofício à coordenação do evento, onde solicitou a aceitação da desistência da seleção de seu município e o perdão das penalidades impostas às equipes que desistirem da disputa.
O pedido foi aceito pela organização, que informou que não haverá nenhum tipo de sanção à equipe, para além da derrota por W x 0.
O coordenador geral da competição, Milan Rezende de Paula, salientou que, a partir da segunda fase, o campeão de cada região terá disponível um ônibus para o jogo fora de casa.
O Governo do Estado, sob comando de Renato Casagrande, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, sob comando de Júnior Abreu, promove a Copa Sesport de Futebol Amador, com investimento aproximado de R$ 1 milhão e premiará do primeiro ao quarto colocado, sem contar que todas equipes receberam 3 jogos de uniformes e 3 bolas.
Essa competição foi aberta para todos os 78 municípios capixabas, diferentemente da organizada em 2018. Ela conta com 60 equipes, divididas em 8 regiões do Estado.
A grande final está prevista para o dia 25 de junho e acontecerá no Estádio Estadual Kléber Andrade, em Cariacica.