Imprensa não pode investigar candidatos em ano de eleição

Se investigar é propaganda negativa e o jornalista ainda é processado e condenado

Os tempos mudaram e se tornaram insuportáveis para os jornalistas independentes em ano eleitoral. O Ministério Público e a Justiça Eleitoral deveriam lutar para mudar a Constituição Federal e Resoluções extinguindo o direito de Imprensa e a Liberdade de Expressão em caso de críticas e denúncia contra quaisquer candidatos a título bizarro de que a notícias não pode negativar o postulante suspeito.

Inclusive, dever-se-ia editar emenda constitucional que atuação do jornalista investigativo ficaria proibida nesse período seja para elogiar ou para criticar. Só o Ministério Público e a Polícia poderiam atuar no caso de suspeitos de comprar votos ou de praticar corrupção. Se o jornalista o fizer nas suas atribuições, está fadado a processos e a condenações judiciais provocados pelos candidatos atingidos que precisam dar satisfação aos correligionários.

No ano eleitoral, nota-se, é o período de maior roubalheira, entretanto poucos selecionados são expostos a pequenas advertências sem prisão. Impressionante a dissimulação sobre ações eficazes contra as malfeitorias dos intencionados em vencer as eleições e a maioria vence impunemente. Por isso, o jornalismo está perto de uma pá de cal pelos coveiros de colarinhos brancos a serviço do sistema vigente, estragado.

Virou hábito jurídico sem fundamentação legal condenar jornalista, inclusive a prisão, se um dos agentes políticos forem questionados em seu desvio de conduta. Melhor para vergonha desse arcabouço normatizar essa vergonhosa realidade de impedir a investigação de jornalistas no período eleitoral, mesmo com todas as prova robustas e inequívocas contra este ou aquele.

No caso hipotético das normas mudarem como assim sugeridas, a Imprensa deve só promover ações entre amigos, como já acontece com muita celebração entre os membros do clube dos indecentes.  Eleições são eventos cívicos  e ápice da consagração da Democracia, no Primeiro Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECENTES

Clinica bem estar
Oliveira
Barra Imoveis
Agostinho
Comsauto
Emporio
pet
Emporio bsf
itaunas
Netmania
salgado