A Francisquense drª Janete Vargas foi homenageada e nos dá muito orgulho por ser a 1ª mulher do ES a assumir a presidência do TJ/ES
O tradicional Francisquense Ausente 2025 levou emoção, cultura e confraternização à cidade de Barra de São Francisco (ES) nos dias 17 e 18 de outubro. Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento celebrou as raízes e o orgulho de ser francisquense, reunindo moradores locais e cidadãos que vivem em outras regiões do país.
Na sexta-feira (17), o evento teve início na Praça Floro Lima, no bairro Vila Landinha, com uma saborosa feijoada e apresentações musicais de Juliano Corrêa e Sidnei Figueiredo, que encantaram o público. A noite foi marcada por emoção, valorização da cultura local e muitos reencontros.
A secretária de Cultura e Turismo, e o superintendente de Governo, Elcimar de Souza Alves, recepcionaram os convidados ao lado de vereadores e personalidades locais. Nomes como o a Francisquense presente, pois está sempre em Barra de São Francisco drª Janete Vargas presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, ex-atleta Didu, Jaime Gonçalves, Coronel Luiz Carlos, Jayme José Carvalho filho de Santina Casele italiana que veio para Barra de São Francisco e mãe também do ex prefeito Manoel Gonçalves, Sebastião Neto vulgo “Sebastião da Cesan que foi determinado para levar água potável aos distritos de Barra de São Francisco, Gedir Scardino e Neide Scardino, Jarbas Francisco Gonçalves,entre outros, abrilhantaram a noite com suas presenças.
No sábado (18), a festa continuou no Clube Rei Pelé, com um animado churrasco e shows de Branco Andrade e André Moura. O local ficou lotado, contando com a presença do prefeito Enivaldo dos Anjos, vereadores e autoridades como a Desembargadora Janete Vargas Simões, presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, e o deputado estadual Mazinho dos Anjos.
Durante o evento, foram prestadas homenagens especiais ao Dr. Eraldo Gomes Azereado, Dr. Ezequiel Rochi e à Desembargadora Janete Vargas Simões, em reconhecimento à sua história e contribuição para o município.
Mais que uma celebração, o Francisquense Ausente reafirma o elo afetivo entre os cidadãos e sua terra natal, se consolidando como um dos principais eventos do calendário cultural de Barra de São Francisco.