Prova do concurso da Polícia Militar será em maio

A espera de milhares de candidatos que sonham em ingressar na carreira militar está chegando ao fim. O edital do concurso da Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES) será divulgado até o fim deste mês, e as inscrições terão início em fevereiro.

As informações são do comandante-geral da PM, coronel Nylton Rodrigues.

O comandante também revelou que as provas da primeira etapa serão aplicadas no mês de maio, e o curso de formação dos classificados deve ter início ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo o comandante-geral da corporação, a etapa teórica da formação dos novos soldados e oficiais da PM-ES será realizada somente na Academia da Polícia Militar, em Cariacica.

“Entendemos que o curso de formação tem que ser realizado na Academia. Não teremos formação sendo realizada em batalhões e em unidades operacionais, como acontecia anteriormente”, afirmou o comandante-geral.

O estágio operacional dos aprovados acontecerá na região da Grande Vitória. No caso da carreira de soldado, com 250 vagas no processo seletivo, a etapa terá duração de um ano.

“Eles farão estágio na região metropolitana, em batalhões e companhias independentes, trabalhando em todos os processos de policiamento”, disse o coronel.

Já o Curso de Formação de Oficiais, com 30 oportunidades nesse certame, terá duração de três anos. Os aspirantes a oficiais ainda passarão por estágio probatório pelo período de um ano.

Tanto para o curso de oficiais quanto para soldados, os candidatos devem ter, no mínimo, nível médio de escolaridade para disputar o processo seletivo.

Após concluída a formação, os militares serão distribuídos entre os batalhões do Estado, e a escolha de lotação poderá ocorrer conforme a classificação obtida.

A reportagem completa sobre o concurso você lê na edição deste sábado (6) do jornal A Tribuna.

Reportagem: Fernando Bianchi

Fonte:Tribunaonline

COMPARTILHAR