O Climatempo prevê que o “o volume de chuva estimado para os próximos dias no Espírito Santo por várias simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é extremo e muito preocupante. O Estado deve sofrer muito com a chuva esta semana”.

Após a chuva, moradores observam destruição e rua tomada pela lama em Iconha (Foto: Alexandre Damazio/AT)

O acúmulo entre a segunda-feira (20) e a sexta (24) pode ser de 200 a 300 milímetros de chuva. Isso representa mais chuva do que a média normal para todo o mês de janeiro.

De acordo com o Climatempo, é alto o risco de enchentes, deslizamentos de terra e alagamentos. “Estas situações severas poderão ocorrer na Grande Vitória e em muitas outras áreas capixabas, incluindo aquelas que foram alagadas com a tempestade da sexta-feira (17)”, explicou.

PREVISÃO DO TEMPO PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA(20 DE JANEIRO DE 2020)

O tempo continua instável nesta segunda-feira (20) no Estado. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), “o sol aparece timidamente entre muitas nuvens, com previsão de pancadas de chuva em alguns momentos do dia, em todas as regiões do Estado”.

Na Grande Vitória a temperatura fica entre 23 e 33 graus. Já no Sul do Estado a mínima é de 18 graus e a máxima, 32 graus.

Na região Serrana pode fazer entre 17 e 30 graus. A previsão para o Norte do Estado é de temperatura entre 20 e 35 graus.

Alerta de chuvas intensas

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um alerta de chuvas intensas para alguns municípios das regiões Sul e Serrana nesta segunda e explicou que “a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo e vir também acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade”.

Fonte:Tribunaonline